Realmente não é fácil organizar uma cozinha. A falta de espaço é o principal problema para conseguir manter todos os eletrodomésticos e utensílios organizados durante o uso ou guardados sem amontoar. O problema agrava quando queremos muito ter uma cozinha americana, exigindo ainda mais organização,já que tudo fica à vista em outros ambientes.

Adriano Prazeres é designer de interiores, projeta e fabrica móveis planejados e traz dicas que irão fazer a sua cozinha ganhar muito mais espaço para circulação, organização e beleza.

ENCONTRANDO MAIS ESPAÇO

Como quase nunca é possível ampliar esse ambiente, vamos usar o reaproveitamento do espaço com muito planejamento.A criatividade é usada para projetar móveis que conseguem driblar a falta de espaço, criando áreas multifuncionais.Toda cozinha contém pelo menos um fogão, eletrodomésticos, utensílios, lixeira, itens de limpeza, geladeira, armários e ainda precisa de mais espaço para a máquina de lavar, lavanderia, o varal e liberar o corredor para a abertura de portas e a sua circulação.

COMECE POR PELOS ARMÁRIOS

Uma cozinha bem organizada, leve e limpa precisa de armários que guardem todos os vasos, produtos, utensílios e eletrodomésticos.A mobília deve ser refeita para ocupar a parte inferior da pia, área superior da geladeira e a maior parte da parede até o teto,criando novos espaços úteis para armazenar alimentos, potes, panelas, utensílios e produtos, tirando da vista tudo o que pode prejudicar a beleza da sua cozinha com os objetos aparentes.

Além de oferecer novos espaços, os móveis planejados podem ser projetados para que alguns espaços se tornem em pequenos mimos para os moradores, como suportes para vinhos, taças, temperos e até permitir o cultivo hortaliças, complementando o design do ambiente e bem estar.

GANHE ESPAÇO NA PIA

A pia pode ser estendida e integrada ao fogão, lavanderia e/ou máquina de lavar, criando uma bancada mais ampla e multifuncional com novos espaços para gavetas e armários.

AINDA VAI SOBRAR ESPAÇO(COM CERTEZA!)

Depois de uma inteligente adaptação e ganhar novos móveis planejados, Adriano Prazeres ainda aposta que consegue criar espaços para realizar refeições com total comodidade, e você pode receber essa avaliação de perto, basta entrar em contato conosco e solicitar um orçamento para a renovação da sua cozinha.

Espaço multifuncional | Essemicroapartamento, com apenas 27 metros quadrados, na Vila Olímpia, em São Paulo, tem o projeto das arquitetas Marina Cardoso de Almeida e Sarah Bonanno, do Tria Arquitetura. O espaço aproveita todos os cantos e usa da criatividade para driblar a metragem enxuta. A área da cozinha é multifuncional, abriga também a sala de jantar e lavanderia.

Móvel conecta ambiente | Para otimizar o espaço e não dar uma sensação de confinamento, as arquitetas pensaram em criar um único móvel conector dos ambientes. A base de madeira freijó abriga, ao mesmo tempo, a cama e o sofá, até chegar à cozinha e tem dupla função de assento e gaveta, aproveitando ao máximo cada centímetro do microapartamento.

Cobogó | As arquitetas optaram por uma parede de tijolos de concreto vazados, que isola a área íntima e determina a distribuição dos demais espaços. Apesar da permeabilidade visual, os cobogós, trazem privacidade ao morador. Eles podem ser feitos de cimento, tijolo, cerâmica e outros materiais.

Cozinha limitada |  Para ganhar espaço em outras partes da casa, opte por uma cozinha pequena, que contenha apenas o necessário. No projeto desse microapartamento em Curitiba, feito pelo arquiteto Leandro Garcia, ela possui apenas uma bancada de trabalho e um armário feitos sob medida. Para criar uma sensação de amplitude, o frontão da pia recebeu um espelho âmbar.

Cozinha limitada |  Para ganhar espaço em outras partes da casa, opte por uma cozinha pequena, que contenha apenas o necessário. No projeto desse microapartamento em Curitiba, feito pelo arquiteto Leandro Garcia, ela possui apenas uma bancada de trabalho e um armário feitos sob medida. Para criar uma sensação de amplitude, o frontão da pia recebeu um espelho âmbar.

Estante do chão ao teto | Não há paredes livres! Para aproveitar cada centímetro do espaço da sala de jantar/estar, as paredes  foram transformadas em estantes que vão do chão ao teto, com nichos que deixam o apartamento sempre organizado.

Tchau para sala de estar | Em espaços reduzidos, opte por aquilo que você realmente necessita. Se você não recebe muitas visitas e não para muito em casa, que tal deixar a sala de estar de lado e priorizar o espaço para uma cama ampla para relaxar? Foi a escolha deste projeto assinado pela arquiteta Paula Guimarães.

Cozinha corredor | Para manter tudo organizado, o apartamento de 21 metros quadrados recebeu uma cozinha no estilo corredor, com bancada, equipada com um cooktop e uma pia. Além disso, foi instalado um armário suspenso, que garante armazenamento extra, com nichos para abrigar mais utensílios domésticos.

Móveis multifuncionais | O aparador feito sob medida para o projeto recebeu múltiplas funções. Além de servir como estante para organizar alguns pertences dos moradores, ele foi estendido até a área da cozinha, atuando também como uma mesa de jantar compacta, mas versátil.

Móveis embutidos | Um dos segredos desse apartamento de apenas 14m2, em São Paulo, projetado pelo escritório de arquitetura de Consuelo Jorge, para a otimização do espaço, são os móveis embutidos. Os sofás, por exemplo, se unem para formar uma cama de casal. As portas tiveram os puxadores substituídos por recortes na madeira, o que deixa a aparência mais leve e evita batidas durante a circulação.

Divisória móvel | Se você quer setorizar e organizar espaços multiuso, invista em uma na parede móvel, que pode correr em dois trilhos fixados na laje. Essa versatilidade da marcenaria permite o máximo aproveitamento da escassa metragem, pois o apartamento fica com formatos diferentes, dependendo do seu uso.

Cores claras + espelhos | Outro dica é o uso de cores claras como base da decoração combinadas com espelhos. Essa dupla não tem erro para transmitir a ideia de amplitude. No caso deste imóvel, o branco puro é quebrado pelo tom da madeira, que oferece mais aconchego.

Cama ou sofá? | Para aproveitar melhor o espaço neste estúdio no centro de São Paulo, de apenas 20 m², projetado pela designer de interiores Melina Romano, a cama e o sofá são uma coisa só. O proprietário só precisa decidir se vai manter a cama montada pra dormir no dia a dia ou se deixa o estofado.

Armário com portas de correr espelhadas | Em ambientes pequenos, o velho truque de espelhos para dar amplitude está sempre em alta. No banheiro acima, o armário, que ocupa toda a extensão da parede até o espaço do boxe, ganhou portas de correr, que ocupam menos espaço, espelhadas e uma prateleira. Ótimo para guardar todos objetos de higiene.

Pagboard | Na cozinha, o frontão da pia recebeu um painel de madeira com furos, que proporciona a troca de lugar nos nichos ou prateleiras. Desta forma é só prender na parede e ajustar como quiser. Uma ótima alternativa para quem procura praticidade, economia de recursos e otimização de espaços.

2018-05-29T15:36:36+00:00